quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BOLINHA AZUL - PLANETA TERRA - 1972


Bolinha azul" é uma famosa fotografia da Terra tirada em 7 de Dezembro de 1972 pela tripulação da nave espacial Apollo 17 a uma distância de aproximadamente 55.000 quilómetros. É uma das imagens fotográficas existentes mais amplamente distribuídas. Subtítulo original: "Vista da terra como vista da Apollo 17 pela tripulação que viaja para a lua. Esta fotografia translunar da costa estende-se do Mar Mediterrâneo à área Antártica da calota de gelo polar sul. Esta é a primeira vez que a trajectória da Apollo possibilitou a fotografia do tampão de gelo polar sul. Note a pesada densidade da nuvem no Hemisfério Sul. Quase toda a linha costeira da África é visível. A península arábica pode ser vista na borda do nordeste de África. A grande ilha ao largo da costa de África é Madagáscar. O território asiático está no horizonte a nordeste." origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O lançamento da Apollo 17 no final da tarde (EST), em Dezembro resultou na passagem da nave espacial sobre África durante a luz do dia; a missão, que ocorreu durante o verão do hemisfério sul propiciou que a antárctica estivesse também iluminada. A fotografia foi feita aproximadamente cinco horas após o lançamento da nave espacial, quando a caminho da lua. A Apollo 17, notavelmente, era a última missão lunar tripulada; nenhum ser humano desde então esteve em uma distância capaz de tirar uma fotografia de "corpo-inteiro" da Terra" tal como "A Bolinha azul". Oficialmente, a NASA crédita a imagem a toda a tripulação da Apollo 17 - Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans e Harrison H. Schmitt - todos tirando fotografias durante a missão, com uma câmera Hasselblad. Posteriormente, Schmitt alega que foi o autor desta imagem famosa, embora a identidade do fotógrafo não possa ser confirmada. "A Bolinha azul" foi a primeira imagem nítida de uma face iluminada da terra. Publicada no auge do activismo ambiental durante os 1970s, a imagem foi vista por muitos como um retrato da fragilidade da Terra, vulnerável e isolada no espaço. O arquivista da NASA, Mike Gentry, supõe que "A Bolinha azul" seja a imagem mais distribuída na história humana. Imagens similares da terra que se seguiram (incluindo imagens-compostas, em definição muito mais elevada) foram também denominadas de "Bolinha azul", e a frase "Bolinha azul" (assim como a própria imagem) são usadas frequentemente pelas organizações de ativismo ambiental ou por companhias que tentam promover uma imagem de consciência ambiental.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

KODAK - A PRIMEIRA MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL



(foto 1) foi a primeira máquina fotografica digital lançada no mundo, em 1975 pela Kodak. Sendo apenas um protótipo da Kodak, a máquina incorporava recursos inovadores como o sensor CCD. Quanto às características técnicas, podemos dizer que a máquina fotográfica em questão era capaz de tirar fotografias em preto e branco apenas, com resolução aproximada de 100x100 pixels (0,01 megapixels), demorava 23 segundos para tirar a foto e gravá-la na fita cassete, utilizava 16 baterias e precisava de um computador (foto 2) para mostrar as imagens numa TV.

fonte: http://www.nextphoto.com.br/

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA COLORIDA



Esta fotografia, paisagem da cidade de Angulema-França Meridional, é considerada a primeira fotografia colorida do mundo. Foi tirada no ano de 1872. O fotógrafo era Louis Ducos dü Hauron que propôs o método, conhecido como "subtrativo", somente aperfeiçoado em 1930 para o uso comercial.
Louis Arthur Ducos dü Hauron (8 de dezembro 1837, Langon - 31 de agosto 1920, Agen) foi um francês pioneiro na fotografia colorida, além de ser criador dos princípios fundamentais da cinematografia atual, ao lado de Henry - Desiré Du Mont. Nos anos que se seguiram ao seu não publicado artigo de 1862, Louis se dedicou a criação de maneiras e práticas de gravação das imagens coloridas utilizando cores aditivas (vermelho, verde e azul) e subtrativas ( ciano, magenta,amarelo ). Em 1868 ele patenteou alguns de seus métodos e no ano seguinte escreveu Les Couleurs en Photographie. Um de seus primeiros trabalhos com fotografias coloridas foi Landscape of Southern France, tirada através do método subtrativo em 1877.




domingo, 6 de setembro de 2009

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL / FLORENCE / DOM PEDRO II




Século XIX - Um dos pioneiros da Fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence. Florence, que chegou ao Brasil em 1824, estabeleceu-se em Campinas, onde realizou uma série de invenções e experimentos. No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Ainda que totalmente isolado e sem conhecimento do que realizavam seus contemporâneos europeus, Niépce e Daguerre, obteve o resultado fotográfico, que chamou pela primeira vez de Photografie Pela descoberta de Florence, o Brasil é considerado um dos pioneiros na Fotografia.A figura acima vem de um diploma da maçonaria que ele confecçionou. Ele ensinava a fazer isto, e é nos seus manuscritos onde aparece pela primeira vez a palavra "photographie". O livro "Hércules Florence: 1833, a descoberta isolada da fotografia no Brasil" de Boris Kossoy, ed. Duas Cidades, São Paulo-1980, é referência obrigatória. A ilustração acima foi obtida dele.Quando falamos do início da fotografia no Brasil, não podemos nos esquecer do Imperador Dom Pedro II, que foi um fotógrafo apaixonado. O abade Louis Compte em 16 de janeiro de 1840 quando aportou no Rio de Janeiro fez uma demonstração à Dom Pedro II da daguerrotipia (fonte: Jornal do Commercio, de 17 de janeiro de 1840, Rio de Janeiro). D. Pedro II, possivelmente tenha se tornado o primeiro fotógrafo com menos de 15 anos do Brasil, quando no mesmo ano de 1840 adquiriu um daguerreótipo, em Paris. Augustus Morand , fotógrafo norte-americano (1815-1862), fez as primeiras fotos da família imperial do Brasil, isso ainda em 1840.
fonte: http://www.nextphoto.com.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA

Point de vue du Gras - Primeira fotografia permenente feita por Niépce em 1826

1826 - Ano Zero
O francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833), na tentativa de encontrar um processo para fixar imagens sobre pedras litográficas, terminou por criar o que pode ser considerado o primeiro processo de obtenção de imagens por intermédio da luz. Ele batizou tal processo de heliografia. Niépce, em 1826, após uma exposição de 8 horas, obteve o que é considerada a primeira fotografia do mundo - a imagem permanente de uma vista do quintal de sua casa em Gras. Utilizando uma câmara escura e placa de estanho recoberta com betume da judéia (material que tem a propriedade de endurecer e se tornar insolúvel sob a ação da luz) e "revelando" a imagem com uma solução de lavanda, que aplicada sobre a placa, retirava o betume não completamente endurecido. Posteriormente, em 1829, o estanho é substituído pela prata que, submetida a vapores de iodo, se tornava sensível à luz. Esse processo foi bem detalhado em contrato celebrado entre Niépce e Daguerre, que em 1831 criou o processo da daguerreotipia baseado na sensibilidade à luz do iodeto de prata formado na superfície da placa. A primeira fotografia do mundo ainda existe e se encontra no Harry Ransom Center da Universidade do Texas, EUA.

fonte: http://www.nextphoto.com.br